sábado, 8 de novembro de 2008

Os ganhos em saúde resultam de ganhos em eficiência?

“Os cuidados de saúde constituem um serviço de interesse social”. Ou seja, torna-se necessário adoptar meios que satisfaçam esse mesmo interesse. Mas, note-se que é um interesse social, ou seja, não corresponde apenas a uma pequena percentagem de identidades, que é o que por vezes se vê suceder, mas sim a um interesse global, que visa beneficiar na totalidade.

Em resposta à pergunta, “os ganhos em saúde resultam de ganhos em eficiência?”, pode afirmar-se que estes ganhos são todos aqueles que de alguma forma contribuem para o bem-estar do Serviço Nacional de Saúde. Isto é, não só os ganhos em saúde física da população, como também os que advém da correcta gestão das unidades de saúde por parte dos administradores e Ministério.

Se pensarmos num Serviço Nacional de Saúde ideal, constatamos que os ganhos em saúde resultam realmente de ganhos em eficiência. No entanto, ao observar o cenário actual, verifica-se que por vezes se procuram ganhos em saúde que poderão beneficiar apenas por momentos os interesses, nestes casos, não são ganhos em eficiência que são adoptados, mas sim medidas que contornam os problemas apenas por um certo período de tempo. Um exemplo disso é a contratação do sector privado em detrimento do desenvolvimento e exploração adequada do sector público.
Numa visão idealista, a adopção de medidas eficientes e pensadas para todos, contribuiria com toda a certeza para ganhos em saúde no futuro.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabes que um dos pioneiros na criação de um sitema de saúde social foi a Inglaterra?!
Quando a criaram foi precisamente para satisfazerem as necessidades da sociedade.
Este organismo foi criado juntamete com outros, dentro da implementação do estado providencia.
Sopostamente seria esse estado , vigente até hoje na europa ocidental,que deveria apostar na eficiencia e na efectiva aplicação de medidas que resolvam os problemas e não os encobram!

É de facto triste, ver que os interesses capitalista do estado se impoêm aos interesses sociais da população!