quarta-feira, 23 de maio de 2007

Formigueiro

Estava eu na paragem, à espera do autocarro e este já se demorava para lá do normal, resolvo sentar-me...
Baixo a cabeça, pois o sol fazia confusão aos olhos, eis que me deparo com uma colónia de formigas. Muitas, mesmo muitas!
Tentavam transportar qualquer coisa, não sei ao certo o quê, mas era escuro e brilhava, algo doce decerto...
Começo primariamente por olhar sem dar importância, mas aquela determinação em transportar o objecto escuro despertou-me. Observo então com maior pormenor cada "passo" que davam, a dependência umas das outras, o espírito de ajuda, aquela persistência...
A tarde estava ventosa, então quando o vento soprava mais forte elas eram desviadas uns centímetros, por azar este estava contra o seu caminho, mas elas teimavam em seguir o seu rumo independentemente dos obstáculos.
Inteligência, perspicácia, determinação, coordenação, eficácia... um conjunto de qualidades difíceis à maioria dos racionais, mas estes seres, tão pequenos e frágeis mostravam-nas como se fosse a coisa mais natural!

...O autocarro chegou...

Fosse qual fosse o seu destino, oxalá aquele doce tenha chegado...

A essência da vida está nos pequenos pormenores, são eles que a tornam diferente e especial!
Jinho*

2 comentários:

Anónimo disse...

pois é....
pelos vistos temos muito q aprender com esses animaizinhos pequeninos e insignificantes.
para eles a vida é tao simples, continuo sem perceber porque é que a complicamos tanto...
talvez devêssemos seguir o exemplo desses pequenos animais... pensar mais nos outros, entreajudarmo-nos mais... etc... etc, coisas q infelizmente continuam sem passar de uma mera utopia....
infelizmente continuamos muito abaixo desses pequenos animais no que toca a humanismo... mas tenho esperança que as coisas melhorem...

bem beijinhos, ate ao proximo post

Robles disse...

eu tenho medo de formigas...

beijos7